Bombeiros Voluntários de Cacilhas

Pesquisa
Podemos não voltar,
mas vamos...

Participação no Rescue Challenge Lisboa 2011

 

Nos dias 17, 18 e 19 de Novembro uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas deslocou-se ao Regimento de Sapadores Bombeiros para participar numa prova  de desencarceramento, intitulada por Rescue Challenge Lisboa 2011. A prova foi organizada pela primeira vez no nosso país, pelo RSBL, em associação com a APRAT (Asociación Profesional de Rescate en Accidentes de Tráfico), entidade que desde 2005 organiza (junto com várias corporações de bombeiros) Encontros Nacionais de Resgate e Acidentes de Trânsito.
O objetivo destas reuniões é promover a formação continua e padronizar os critérios de desempenho, para desta forma dotarem os bombeiros de melhor formação para enfrentar os sinistros, com melhores padrões de qualidade e profissionalismo.
Estes objetivos são atingidos mediante a preparação de alguns cenários que simulam acidentes de rodoviários em condições previamente estabelecidas, cenários estes que são completamente desconhecidos pela equipa de resgate que vai atuar, sempre sob a supervisão de conselheiros APRAT.
Esta prova decorreu com a participação de 19 equipas de Bombeiros Voluntários, Sapadores e Municipais de todo o país. Para além destes estiveram presentes diversas entidades, nomeadamente, o vereador da Proteção civil da Câmara Municipal de Lisboa,  representantes do INEM, representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses, Escola Nacional de Bombeiros, Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Bombeiros de Badajoz, entre outros.
A prova decorreu dentro da normalidade, com a equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas a dar o seu melhor, tendo no final recebido diversas felicitações, inclusive do júri que elogiou a sua qualidade técnica.
No final da prova verificou-se que a equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas obteve, o segundo lugar em técnicos de ferramentas; o sexto lugar em Chefe de Equipa; o décimo quarto lugar em socorrista e o sétimo lugar da geral.