Bombeiros Voluntários de Cacilhas

Pesquisa
Podemos não voltar,
mas vamos...

Salvamento Resgate

 

 
 
A Equipa de Salvamento e Resgate dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas foi constituída em 1995, com o objectivo principal: o Salvamento e Recuperação de pessoas e bens em situações de difícil acesso, onde os meios normais devido ás suas limitações não conseguem actuar. Temos como exemplo a Falésia da Arriba Fóssil, Edifícios de Grande Altura, Espaços Confinados com condutas de esgoto, Árvores, etc.
 
 
Para isso, contamos desde a data de constituição da Equipa com uma forte componente de formação, de forma a podermos manter o elevado nível técnico de conhecimento e de prontidão na actuação em situações reais, onde todas as variáveis podem ser decisivas para o sucesso da operação, bem como para a vida dos demais intervenientes. Com a finalidade de aprender-mos novas técnicas e melhorar as já conhecidas participamos em vários encontros a nível nacional, tendo como cenários a Serra de Estrela, Serra da Arrábida, Ilha da Madeira, etc.
 
Todas as operações são desenvolvidas com o recurso de técnicas alpinas com o uso de cordas, mosquetões, etc., trabalhando por vezes a alturas superiores a 100 metros do nível do solo, onde tudo depende mais uma vez da grande capacidade destes elementos e do elevado nível de formação a que se propõe, formação esta que é feita 2 vezes por semana.
 
Contamos com formação a nível de Socorrismo, Técnicas de Escalada, Manobras de corda, Salvamento e Desencarceramento, Orientação, etc.