Bombeiros Voluntários de Cacilhas

Pesquisa
Podemos não voltar,
mas vamos...

Salvamento Marítimo

 

A Equipa de Salvamento Marítimo dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas tem maior prevalência durante a época balnear, onde reforçamos as praias da Costa da Caparica que vão desde São João da Caparica (Concelho de Almada) até à Lagoa de Albufeira, com um Veículo de Salvamento e uma Mota de Água de Salvamento efectuando diversos serviços como pré-hospitalares, de vigilância nas praias e auxílio em salvamentos marítimos.
 
 
As praias da Costa de Caparica estendem-se por uma frente de areia de 20 quilómetros e têm mais de 50 concessões de zona balnear. Durante a época balnear, estas são frequentadas por milhares de pessoas vindas, na sua maioria, da zona metropolitana de Lisboa.
 
 

Missão

 
  • Patrulhamento da orla marítima, por terra e mar;
  • Salvamento de banhistas vítimas de afogamento;
  • Assistência a banhistas vítimas de afogamento;
  • Assistência a banhistas e veraneantes vítimas de doença súbita, quedas e outros, com necessidade de assistência pré-hospitalar;
  • Buscas a pessoas desaparecidas;
  • Assistência e buscas a crianças perdidas;
  • Auxílio a embarcações em perigo;
  • Prestação de socorro nas queda de viaturas ao rio / mar;
  • Campanhas de sensibilização aos banhistas.
 
 

Área Geografica de Actuação

 
A área de actuação marítima e fluvial da equipa de Salvamento Marítimo dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas corresponde à que está indicada no Decreto-lei N.º 247/2007 estando definida da seguinte forma:
 
 
- Área marítima: compreendida entre S. João da Caparica e Fonte da Telha, com cerca de 20 km de praias, dos quais 3 a 4 km são de praias não vigiadas.
 
 
- Área fluvial: corresponde à existente na freguesia de Cacilhas, nomeadamente o cais fluvial de Cacilhas.
 
 
 
 
Fig. 1 - Mapa do Concelho de Almada com as freguesias correspondentes à área de actuação dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, com as áreas marítima e fluvial assinaladas a vermelho.
 

Meios Existentes

 
- Meios Humanos -
 
 
Todos os elementos da equipa são bombeiros voluntários devidamente credenciados com cursos nas áreas da busca e salvamento marítimo e socorrismo pré-hospitalar estando distribuídos esses meios da seguinte forma:
 
·  14 Nadadores-salvadores;
 
·  7 Dos nadadores-salvadores estão credenciados com o curso de timoneiros de mota de água de salvamento;
 
·  1 Timoneiro para embarcação de socorro;
 
·  5 Socorristas;
 
·  1 Vigia;
 
- Meios Materiais -
 
Durante todo o ano, e especialmente na época balnear estão operacionais os seguintes meios com principal prevalência no fim-de-semana, feriados e aquando do pedido da parte da Autoridade Marítima:
 
 
Veículo de Salvamento (VAME 01) - equipado com material de salvamento (2 bóias torpedo, 1 bóia circular, 1 prancha, 1 carretel de 200 m com cinto de salvamento), material de socorrismo (mala de reanimação e trauma, garrafa de oxigénio medicinal, talas diversas, colares cervicais, plano rígido, maca cesto) e material diverso (2 extintores, guincho, material de balizamento, rádios VHF banda baixa e banda alta, rádio CB).
 
 
Mota de Água de Salvamento (MRSA 01) - equipada com prancha de salvamento, 1 máscara de reanimação, luvas descartáveis, rádio VHF móvel banda alta 2 coletes salva-vidas e uma faca.